sexta-feira, 14 de março de 2008

Comunicado

Na sequência dos recentes acontecimentos em torno das declarações do Dr. Rui Rio, proferidas a propósito das recentes alterações a vários Regulamentos do Partido, a Comissão Política Concelhia da JSD Porto quer tornar pública a sua posição e o seu pensamento, no sentido de manifestar o apoio incondicional ao Presidente da C.M. do Porto.

Tal apoio não poderia de forma alguma esmorecer apenas porque de forma abstracta e -no nosso entender racional e lúcida - se chamou a atenção para situações que poderiam vir a ocorrer, sem que se afirmasse peremptoriamente que tal aconteceria (e muito menos sugerindo potenciais autores). Por esta razão parece-nos impossível apelidar as suas palavras como sendo “caluniosas”, mais se assemelhando a uma responsável chamada de atenção que até pode vir a ser pedagógica no que concerne a evitar aquilo que pelos vistos ninguém deseja.

Para além do mais esta Comissão Política, à semelhança de muitos militantes individualmente considerados, também tem dúvidas sobre a adequação de algumas das recentes medidas – algumas delas partilhadas - segundo o que se lê nas notícias - com a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos junto do Tribunal Constitucional.
Independentemente de hinos, cores e símbolos (que não deixam de ser importantes), o essencial é que o PSD mantenha o que imutavelmente o tem caracterizado e distinguido dos seus adversários: a democraticidade interna com reflexos na pluralidade de opiniões e na liberdade de cada um dar a conhecer as suas convicções.

Assim, esperamos que haja a serenidade e rectidão necessárias para que este episódio se encerre da forma o mais breve possível, sendo certo que tal não acontecerá se houver atitudes precipitadas, desmentidos constantes e “convocatórias” cujo enquadramento processual não é facilmente decifrável.

A presente declaração ocorre no momento que consideramos oportuno, após um período de reflexão e diálogo com vários dirigente do Partido, em que perdurou a esperança de que o bom-senso fosse a regra e que não se prolongassem estes episódios que esperamos, a muito breve trecho, cessem definitivamente.

A Comissão Política Concelhia da JSD Porto

Sem comentários: